segunda-feira, 6 de maio de 2013

PROJETO CONECTA 2013 - NOTURNO

ATENÇÃO ALUNOS DA E. E. VESPASIANO MARTINS

O PROJETO CONECTA ESCOLA 2013 COMEÇA HOJE NO PERÍODO NOTURNO! 

CONFIRAM ESSE TEXTO ELABORADO PELO PROFESSOR ALEXANDRE ALMEIDA E TENHAM UMA PRÉVIA DO QUE O PROJETO VAI ABORDAR!!


“O objetivo da educação não é ensinar coisas, as coisas estão na internet, em todos os lugares, está nos livros. É ensinar a pensar.”

A sociedade consumida pelas tarefas do dia a dia tem a tendência de achar desnecessário pensar, pois na Era sistêmica onde tudo se materializa a nossa frente a partir de um único “ENTER”, a “web” é usada para disseminar qualquer tipo de conteúdo, seja ele bom ou ruim. Com essa globalização tecnológica veio uma juventude sedentária intelectualmente que guarda apenas pela criticidade do professor.
Este por sua vez tem a necessidade de conhecer o processo intelectual desses jovens que vivem um momento de ações factoides – viver na frente do computador –  em busca de informações não conteudistas. E o ato de conhecer esse tipo de atitude, além de aproximar as duas classes, transforma um antigo ensino tradicional onde a autoridade do professor exigia apenas uma atitude receptiva do aluno.
Por outro lado, essa geração acomodada e pouco consciente não tem o senso crítico de ver o real papel da educação que é fazer leitura de mundo. Hodiernamente a busca pela fama é referencial para o jovem que  não vê mais a educação como a base de todas as coisas, o que vai de encontro a ideia de Immanuel Kant: O homem não é nada além daquilo que a educação faz dele. Uma mínima parcela de espirito ativo da sociedade leva em consideração que o papel da educação é propor degraus para o homem saber pensar - critico -  e não apenas receber “coisas”.
Não só, levando em consideração essa sociedade que ainda está engatinhando ao que diz respeito ao saberes, tem sido objeto de estudos. Um desses estudos foi realizado pelo Educarede que mostrou que o uso do computador por crianças e jovens na escola  ainda é minguado. Poucos professores recorrem à internet para explicar o conteúdo ou mesmo solicitar uma pesquisa. Os docentes devem transformar-se em pilares do bom uso da internet, estimular o uso adequado trazendo em foco o crescimento dos processos educacionais: desequilibrar, assimilar e obter a acomodação do que leu, criando assim, seres pensantes e não simplesmente formar “caixas depositárias” do pensar.
Com isso, percebe-se que o real papel da educação é formar seres pensantes e não meras maquinas guiadas pelos “detentores” do saber. E para tornar essa ideia concreta, é necessário partir do precetor pensar que a tecnologia não veio para substituir a maneira tradicional de ensinar, mas sim para somar. Sendo assim, o bom uso das tecnologias tem que partir do docente para depois chegar aos jovens sedentários do saber.


Professor Alexandre Almeida Floriano

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