quinta-feira, 10 de outubro de 2013

EXPOSIÇÃO DO CONHECIMENTO


Algumas ações didáticas interferem de maneira a equilibrar o desempenho de alunos com dificuldades, como por exemplo, atividades práticas e inter-relacionadas. Entende-se então, que atividades teóricas em que só o professor se delicia com o conhecimento não sejam tecnicamente lições de aprendizagem.
Na Escola Estadual Vespasiano Martins, alunos dos segundos anos do ensino Médio no turno vespertino, se deliciaram ao identificar a importância do desenvolvimento dos vegetais no ambiente. Reconheceram a diversidade e a sustentabilidade característica dos espécimes. Dedicaram-se a cuidar de um exemplar por dois meses registrando o desenvolvimento da planta desde o plantio e germinação, com grupos testes e tudo mais cientificamente organizado.
Os resultados dos trabalhos foram expostos no pátio da escola e todos puderam participar.
Os alunos ficaram contentes com as notas atribuídas aos seus esforços e conhecimentos e a professora orgulhosa de seus novos pesquisadores.



Uma das lições que podemos tirar do estudo de Biologia é que todos os seres vivos estão ligados entre si e com o ambiente físico, influenciando mutuamente.
Através da Ecologia Humana, pode-se observar a adaptação evolutiva de alunos em seus estudos, em seu ambiente, em seu nicho. O gosto, a dedicação, a responsabilidade... Alguns gostam outros não; uns se dedicam, outros nem tanto; alguns alcançam o objetivo e outros são influenciados a tentar outra vez; e assim o efeito Gaia de autorregularem se manifesta.
Na grandeza do conhecimento e na satisfação do dever cumprido, os seres humanos interagem da dureza do concreto à flexibilidade ao agir.

Professora Heloísa Vieira








































Nenhum comentário:

Postar um comentário

Por Favor faça seu comentário ou sugestão. Se for aluno não se esqueça de colocar Nome, Turma e Turno.